SEJAM BEM VINDOS! A terra é uma só. A humanidade é uma só. A FELICIDADE é uma só.


reciclagem-logo

Vamos reciclar roupas e sapatos usados!

Tendências da moda vêm e vão, e com elas, uma enorme pilha de roupa é descartada porque está “fora da moda” ou porque adotamos novos padrões que passamos a considerar relevantes. Talvez você se surpreenda ao saber que os resíduos têxteis contribuem para vários problemas ambientais:

Desperdício de recursos: O algodão, cânhamo, bambu e petróleo, bem como corantes e outros materiais utilizados para fazer a roupa são desperdiçados quando você joga roupa na lata de lixo.

Aterros: As roupas descartadas ocupam espaço em aterros sanitários contribuindo para a formação de chorume, que pode contaminar a água e o solo.

Oportunidades perdidas: Cerca de 70% dos seres humanos na Terra dependem de roupas de segunda mão para compor o seu guarda-roupa, jogando suas roupas fora você está perdendo uma ótima oportunidade de ajudar alguém que está precisando.

No Brasil, comprar roupa em brechós ainda é visto com muito preconceito. É questão de mudança de hábitos adotando novas atitudes. Quando reciclamos alguma coisa, na verdade, existe por trás dessa atitude a mentalidade de reciclar antigos hábitos.

Na vida fazemos muitas coisas que não gostamos e, agimos assim por causa dos benefícios ou pelo retorno que elas nos dão, não é verdade?

Vamos reciclar os hábitos nocivos ao planeta:

Doar roupas velhas: Uma das melhores maneiras de “reciclar” a sua roupa velha é enviá-la para um centro de doação onde será passada a alguém que necessita ou será vendida para apoiar o trabalho da caridade. Aos poucos estão surgindo no Brasil as empresas que fazem coleta de roupa usada, fique ligado pode existir uma perto de você.

Troca de roupas de segunda mão: Promova entre seus amigos/amigas e familiares brechós domésticos que estimulem a troca de roupas usadas. Por exemplo, roupas de crianças e bebês.

Renovar Roupas: Considere transformar as roupas velhas em novas peças. Exemplo: calças viram bermudas, tingir camisas transformando em saídas de praia, retingir o jeans, etc.

Renovar sapatos: Em algumas cidades é muito fácil encontrar sapateiros que podem fazer um bom trabalho de recuperação dos calçados usados. No caso do tênis, pode ser que exista em sua cidade o hospital do tênis. Por exemplo, colar uma nova proteção na sola, troca a palmilha por uma nova, pintar, etc.

Texto: Blog Senda do bem

Comentários a: "Recuse, Reduza, Reuse e Recicle JÁ !" (2)

  1. Parabéns Andrea.
    Muitas informações úteis!
    Eco-Sucesso prá vc!!!
    Abs
    Nina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: