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Como lidar com o Stress


Sintomas de Stress

Sintomas de Stress

Primeiro você precisa reconhecer o stress:

Sintomas de Stress incluem manifestações mentais, físicas e sociais.

Estes sintomas incluem exaustão, perda ou aumento de apetite, dores de cabeça, tristeza, insônia e sonolência. Escapismo através do álcool, drogas e outros comportamentos compulsivos também são indícios freqüentes.

Sensações de preocupação, frustração ou apatia podem acompanhar o stress.

Se você sente que o stress está afetando os seus estudos, uma primeira opção é procurar ajuda por meio do seu centro de acompanhamento educacional.

O Combate à Tensão é a habilidade de manter o controle quando situações, pessoas e eventos fazem exigências extremas. O que você pode fazer para gerenciar o seu stress? Quais as possíveis estratégias?

Tente ser positivo.

Dê a si mesmo, preferencialmente, palavras inspiradoras sobre de que modo você pode obter sucesso a despeito das dificuldades do que “como tudo está horrível”. “O Stress pode, de fato, ajudar a memória, favorecendo-a na lembrança de curto-prazo e não prejudicando tão seriamente.O Stress ocasiona que mais glicose seja liberada para o cérebro, o que disponibiliza mais energia para os neurônios. Isto por sua vez melhora a construção e recuperação das memórias. Por outro lado, se o stress for prolongado, isto pode impedir a disponibilidade de glicose e atrapalhar a memória.

Tente “utilizar” o stress.

Se você não consegue lutar contra algo que o está incomodando e não tem como fugir agüente firme e tente usar isto de uma maneira produtiva.

Olhe à sua volta.

Veja se realmente existe alguma coisa que você possa mudar ou controlar na situação. Aprenda como relaxar melhor. Meditação e exercícios respiratórios têm provado ser bastante efetivos no controle do Stress.

Crie o hábito de purificar sua mente de pensamentos nocivos. Liberte-se de situações estressantes.
Diariamente conceda a si mesmo,
ao menos por alguns momentos, uma pausa para respirar. Defina objetivos realistas para si próprio. Reduza o número de eventos ocorrendo em sua vida e você talvez reduza a sobrecarga no percurso.

Não transpire por coisas pequenas.

Tente priorizar um pequeno número de coisas realmente importantes e deixe o resto de lado. Não sobrecarregue a si mesmo se agoniando por causa do seu trabalho inteiro. Cuide de cada tarefa conforme ela chega ou, seletivamente, trate das questões por meio de alguma prioridade. Seletivamente mude os seus padrões de reação, mas não tanto de uma vez só. Concentre-se em uma única coisa preocupante e administre suas reações a isto/ele/ela.

Mude a sua maneira de ver as coisas.

Aprenda a reconhecer o stress pelo que ele é. Aumente a reatividade do seu corpo e faça um autocontrole do stress.

Evite reações extremas.

Para que odiar quando uma pequena antipatia é o bastante? Por que ficar angustiado quando se pode ficar apenas tenso? Por que se enfurecer quando raiva já faz o trabalho? Para que ser deprimido quando você pode apenas ficar triste? Faça alguma coisa pelos outros para ajudar a desligar o pensamento de si próprio. Durma o suficiente.

A falta do sono só agrava o stress. Livre-se gradualmente do stress com atividades físicas, seja uma caminhada, tênis ou jardinagem.

Evite automedicação ou escapismos.

Álcool e drogas podem mascarar o stress. Mas eles não ajudam a tratar dos problemas. Desenvolva uma segunda pele.

O ponto principal do tratamento do Stress é “Eu me preocupo comigo mesmo”. O mais importante é que, se o stress está lhe colocando em um estado intratável ou interferindo em sua atividade escolar, vida social e/ou profissional, procure auxílio profissional no departamento de aconselhamento pedagógico de sua instituição de ensino.

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