SEJAM BEM VINDOS! A terra é uma só. A humanidade é uma só. A FELICIDADE é uma só.


 

A utilização das caixas de papelão nos supermercados pode estar com os dias contados. A Câmara Municipal de São Paulo discute um projeto de lei que proíbe a reutilização dessas embalagens para transportar as compras.

 A alegação é que há risco de contaminação.

Como o consumidor poderá ter certeza de que aquela caixa de papelão não foi contaminada?”, disse o autor do projeto.
Nessa segunda-feira, 14, a proposta foi discutida em audiência pública na Câmara Municipal. Houve maciça presença do lobby a favor das sacolas plásticas. A única voz contrária à proibição das caixas de papelão foi do arquiteto Vital de Oliveira Ribeiro Filho, da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP). “A tese de contaminação alimentar é frágil. Os níveis de contaminação das caixas são baixíssimos.

Os balcões, embalagens e até nossas mãos possuem mais bactérias”, explicou.
O projeto vai tramitar agora pelas comissões de Administração Pública, Saúde e, por último, Finanças e Orçamento. “Ele pode ser aprovado nas comissões sem necessidade de ir a plenário, depende dos vereadores”, disse Chagas. Procurada pelo JT, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) não respondeu.

ESTUDO
Estudo feito pela empresa Microbiotécnica, a pedido da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), apontou que 80% das amostras de caixa de papelão apresentavam coliformes totais, 62%, coliformes fecais e 56%, E.coli, além de fungos, bolores e leveduras. Já nas sacolas plásticas analisadas não foi encontrada a presença de coliformes, enquanto que 58% das sacolas retornáveis de pano tinham coliformes totais. 

Fonte: Estadão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: